SANGALO – O NOSSO TECIDO E RENDA.

A palavra Sangalo, designada para o tipo de tecido utilizado em nossas camisas vem do nome da cidade de origem deste tipo de trabalho sobre tecido: San Gallen(nome original alemão), ou São Galo em português ou San Gallo em Italiano e latino. A cidade fica na Suíça e falaremos um pouco de como tanto a cidade quanto este tipo de tecido ficou conhecido no mundo inteiro.   St. Gallen (São Galo)- a cidade branca Segundo a lenda, um monge que vagava ao redor do Lago Constance nos séculos VI e VII, tentando converter numerosos seguidores, fundou a cidade de St. Gallen.  Os sacerdotes, e depois o Santo Othmar, projetaram em 719 DC a Abadia de São Galo em sua homenagem , que se tornou o centro espiritual da região. O Stiftsbibliothek (a Biblioteca da Abadia de St. Gallen), cuja coleção inclui milhares de manuscritos preciosos, ainda goza de grande fama. Hoje, St. Gallen é o próspero centro da Suíça oriental. A Universidade de St. Gallen é reconhecida internacionalmente por seus cientistas. Os viajantes também apreciam a beleza da cidade,  bucolicamente situada entre os Alpes e o Lago de Constança. A “Stiftskirche” (catedral), o “Stiftsbezirk” (distrito da abadia) e a “Stiftsbibliothek” (biblioteca) são marcos culturais que, em conjunto, foram reconhecidos como património mundial em 1983.
St.Gallen mit Säntis – Photo by Christof Sonderegger
  Período de linho (1200-1700) Oltre alla tintura e alla stampa, vi erano altri modi per abbellire il tessuto: questa federa di cuscino è in lino e ricamata con metallo e seta. La didascalia rivela che essa rappresenta Bathsheba durante il bagno. È accompagnata da due serve e osservata da David situato sulla cima di una torre a difesa di Zurigo. A cidade de St. Galo tem uma longa tradição de produção e processamento de têxteis que se originou na Idade Média e
Tecido em bordado estilo Sangalo
continua até hoje. Durante a Idade Média, a área distinguiu-se na produção de linho: o linho, que é a matéria-prima para as roupas intimas, prospera na região do Lago de Constança e, como resultado, a atividade tornou-se crescente. Os tecidos de linho de St. Galo são conhecidos por sua alta qualidade e, na época, já eram exportados para todo o mundo. O tecido de linho foi produzido e posteriormente processado na região. Este pano do século XVII era  tingido e estampado. Além de tingir e estampar, havia outras formas de embelezar o tecido: Uma fronha de linho era bordada com metal e seda. Período de algodão (1750-1850) No início do século XVIII, houve uma mudança estrutural: a partir de 1730, o setor de linho foi sendo cada vez mais substituído pelo setor de algodão. Apareceram na região moinhos para fiar e tecer algodão. Até a decoração com bordados se tornou mais popular. Antes da introdução da máquina de bordar, o trabalho foi feito à mão, como mostrado por este cobertor artesanal, feito para a primeira Exposição Mundial realizada em Londres em 1851.   Inovação – progresso tecnológico e mudança social A revolução industrial também afetou a indústria têxtil suíça: em 1828/29, Josse Heilmann (1796-1848), nascido na Alsácia, conseguiu desenvolver a máquina de bordar em primeira mão, entre outras invenções. A máquina foi capaz de bordar usando mais de 300 agulhas simultaneamente e, portanto, foi capaz de transferir com mais precisão o designer desejado sobre o tecido. Antes desta invenção, as mulheres bordavam a mão enquanto a máquina era manuseada por alguns homens que faziam bordados finos em quantidades industriais. As mulheres trabalhavam de formas longa e cansativa quanto as maquinas. Inspiração – Rendas Históricas Inovação tecnológica e alta qualidade são importantes fatores de sucesso para a indústria têxtil no leste da Suíça. Isto também se aplica ao design de tesouros têxteis. Somente aqueles que são capazes de produzir continuamente novos projetos podem sobreviver na imprevisível indústria da moda. Fontes de inspiração incluem rendas artesanais históricas. Estes são deliberadamente coletados por fabricantes de têxteis e disponibilizados para designers, como modelos. O Museu Têxtil de St. Gallen, que foi inaugurado em 1886, também contém uma coleção que serve para inspirar e treinar designers de tecidos. Ainda hoje, a renda do Museu Têxtil continua sendo um dos principais elementos da coleção.
Gros Point de Venise lace, 1651-1675. Textilmuseum St. Gallen
Modelos históricos como este rendilhado de Point de Venise do século XVII são tão bem imitados pela máquina que dificilmente se distinguem dos produtos artesanais.   Renda de Sangalo No leste da Suíça, apenas produtos semi-acabados são produzidos, ou seja, tecidos, motivos, bordas, etc., que o costureiro usa para desenhar roupas e acessórios interessantes. As relações entre os produtores do tecido São Galo e o cenário da moda em Paris sempre estiveram próximas. Designers conhecidos sempre preferiram a renda St. Gallen (São galo ou Sangallo), também conhecida como renda Guipir.