Nos famosos anos 60, junto com o fenômeno Hippie, em Positano nasceu a famosa “Moda Positano”.
Naquela época, as pessoas que vinham da cidade, não esperavam um clima tão ameno e geralmente não tinham a roupa certa para usar neste canto paradisíaco, onde o sol sempre brilhava.
Por esse motivo eles passaram a procurar entre várias lojas de souvenirs, por pareos, shorts, shorts, bikinis e tudo o mais era moda praia. Os comerciantes originais de Positano, sentindo o bom negócio no ar, começaram a projetar e produzir uma determinada e nova moda usando toalhas de linho bordadas à mão e enxovais de casamento tradicional, com crochê, rendas e aplicações além de lindos acabamentos, transformando em lindas batas e vestidos de noite para jantar a beira mar.
Este novo estilo teve um grande sucesso desde o início porque é único e diferente do jà desgastado estilo proveniente das grandes cidades.
Empreendedores como Benetton e Fiorucci, geralmente de férias em Positano, mostraram como tingir e dar à aquelas roupas especiais muitas cores diferentes.
Começou a nascer muitas pequenas fábricas e em uma delas, Giacomo Cinque, expressou seu amor pela arte de criar, transformar e bordar, criando padrões únicos.
Hoje, junto com Riccardo Ruggiti, que trabalhava antes em antiquário, criaram e cresceram tanto com a Antica Sartoria, uma empresa presente em Positano (até hoje, com três lojas) que encantam turistas de férias que aproveitam para renovar o guarda-roupa de suas férias.
Crescendo cada vez mais no mercado e distribuindo o produto em todo o mundo, Antica Sartoria produz graças ao trabalho de artesãos magistrais de diferentes países, mas preservando o espírito e a expressão da moda original “Positanese”.
São já mais de 70 lojas, e não só mais em Itália, como Nice, Saint Tropez, Ibiza E Palma de Maiorca, alem dos mais de 8 mil revendedores.
Um grande sucesso da moda praia e da moda Italiana